Deseja ver o país crescer? Invista em tecnologia, ciência e educação; proteja seus empresários; fortaleça sua imprensa; e diminua a onipresença do Estado nos assuntos econômicos.

Quer ver o Brasil quebrar? É simples! Aparelhe o Estado com burocratas e entregue-o nas mãos de socialistas, esquerdistas, sindicalistas e demais “istas” que nunca trabalharam na vida.

(Vicente Junior)

segunda-feira, 23 de março de 2015

Os perigos dos políticos por indicação nas cadeiras do Estado. Ou: quando colocam o cachorro para vigiar o açougue.

Uma pequena pausa para refletir sobre um assunto importante (por sugestão do meu amigo Ramon Tadeu):

Como brigar contra a corrupção se:

  • Os ministros do Tribunal de Contas da União e dos Estados, que possuem a responsabilidade de fiscalizar as contas dos Governos Estaduais e da Federação, são indicados pelos... respectivos governos Executivos!;


  • Os membros da Controladora Geral da União e dos Estados, órgãos responsáveis pela defesa do patrimônio público, transparência e combate à corrupção, são indicados pelos... respectivos governos Executivos!;


  • A escolha – final – dos membros do Superior Tribunal Federal – que tem, além de inúmeras atribuições, a responsabilidade de julgar os detentores de foro privilegiado, fica por conta da... Presidência da República;



Com essa pequena reflexão acima apresentada, eis que surge uma pergunta bem simples: Você considera que esse tipo de funcionamento – com membros indicados politicamente - dos órgãos responsáveis pela correição e fiscalização do erário público é eficiente? Ou será que esse tipo de funcionamento possui alguma influência sobre todo esse processo de corrupção infiltrado no combatido Estado Brasileiro?

Fiquem atentos: os políticos que se assentam nas cadeiras de instituições estratégicas do Estado, sem ao menos receber um único voto, são os mais perigosos para a Democracia, pois estes não se submetem ao controle social exercido pelo voto do eleitor!

(Vicente Junior)

  

2 comentários:

  1. Eis ai Junior o real motivo de tanta incompetência na politica brasileira,falta de capacidade técnica para lidar com as demandas publicas. Sem dizer da troca de favores, no qual, o apoio dado nas eleições é pago com cargos de confiança. Parabéns pelo discernimento politico, visto que, poucas pessoas possuem a capacidade de entender e discutir politica de bastidores nesse país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso, aí, meu amigo. Possuo a firme convicção que o cidadão comum deva possuir o entendimento mínimo do funcionamento do Estado em todas as esferas de governo. Só dessa maneira conseguiremos exigir a melhoria de nossas instituições democráticas!

      Excluir